O ESPIRITISMO é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns de diversas partes do planeta, que foi organizada e codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, um educador francês, que ficou conhecido posteriormente como Allan Kardec.
A Doutrina Espírita possui simultaneamente bases científicas, filosóficas e religiosas. No que se refere à Filosofia, ela nos responde a perguntas como: “De onde eu vim?”, “Para onde vou?”, “Por que estou aqui?”. Além de nos dar respostas, permite a reflexão sobre a interpretação que fazemos da vida em toda a sua plenitude.
Na parte da Ciência, o Espiritismo nos proporciona conhecimento baseado em fatos, relatados pelos próprios Espíritos desencarnados, o que constitui uma prova da existência desse outro plano. Estuda-se o campo da mediunidade dentro de critérios científicos e à luz da razão, demonstrando que estes fenômenos são tão somente fatos naturais.
O Espiritismo possui também sua base na Religião, pois busca transmitir os ensinamentos de Jesus com o objetivo de despertar a Humanidade para o seu próprio aprimoramento e desenvolvimento intelectual e moral. Proporciona, dessa forma, a sua evolução por meio da fé raciocinada, já que antes de aceitarmos algo como verdadeiro, devemos compreendê-lo e analisá-lo previamente. Contudo, é uma religião simples, sem cerimoniais e rituais de espécie alguma. O fator crucial no Espiritismo é a busca do pleno progresso do homem, através, principalmente, da prática da caridade.