Doutrina Espírita

O ESPIRITISMO é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns de diversas partes do planeta, que foi organizada e codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, um educador francês, que ficou conhecido posteriormente como Allan Kardec.

A Doutrina Espírita possui simultaneamente bases científicas, filosóficas e religiosas. No que se refere à Filosofia, ela nos responde a perguntas como: “De onde eu vim?”, “Para onde vou?”, “Por que estou aqui?”. Além de nos dar respostas, permite a reflexão sobre a interpretação que fazemos da vida em toda a sua plenitude.

Na parte da Ciência, o Espiritismo nos proporciona conhecimento baseado em fatos, relatados pelos próprios Espíritos desencarnados, o que constitui uma prova da existência desse outro plano. Estuda-se o campo da mediunidade dentro de critérios científicos e à luz da razão, demonstrando que estes fenômenos são tão somente fatos naturais.

O Espiritismo possui também sua base na Religião, pois busca transmitir os ensinamentos de Jesus com o objetivo de despertar a Humanidade para o seu próprio aprimoramento e desenvolvimento intelectual e moral. Proporciona, dessa forma, a sua evolução por meio da fé raciocinada, já que antes de aceitarmos algo como verdadeiro, devemos compreendê-lo e analisá-lo previamente. Contudo, é uma religião simples, sem cerimoniais e rituais de espécie alguma. O fator crucial no Espiritismo é a busca do pleno progresso do homem, através, principalmente, da prática da caridade.

Fundamentos Básicos do Espiritismo

O Espiritismo busca tornar os espíritos mais caridosos, fraternos e solidários, incentivando o esforço contínuo pela melhoria pessoal e o auxílio ao próximo, se fundamentando Nestes 5 princípios essenciais:

  • Existência de Deus

    Criador do Universo, causa primária de todas as coisas. É a Suprema Inteligência, eterno e soberanamente justo e bom.
  • Imortalidade da Alma

    A vida continua após a morte do corpo físico. Cada ser possui um espírito imortal, criado por Deus, que deve procurar evoluir pelo seu próprio esforço, aprendendo, pelo exercício do seu livre-arbítrio, a fazer escolhas no caminho do Bem. A vida na Terra é apenas uma passagem. O mundo espiritual é nossa origem e verdadeiro lar.
  • Reencarnação ou Pluralidades das Existências

    É a forma que Deus disponibilizou para que todos nós, os espíritos em evolução no universo, chegássemos ao fim que Ele determinou: a perfeição. A reencarnação, portanto, permite ao espírito viver inúmeras existências, adquirindo novas experiências, para se tornar melhor, não só intelectualmente, mas, sobretudo, moralmente, aproximando-se cada vez mais
  • Pluralidade dos Mundos Habitados

    O universo contém várias esferas habitadas por espíritos, categorizadas de acordo com seu nível evolutivo. ”Há muitas moradas na casa do meu Pai”, já dizia Jesus. Nosso planeta está ainda no segundo nível, pertencendo à categoria de Mundos de Provas e Expiações.
  • Comunicabilidade dos Espíritos ou Mediunidade

    A comunicação entre o mundo físico e o espiritual é um dos princípios essenciais da Doutrina Espírita. Essa interlocução é possível pela mediunidade. De acordo com o Espiritismo, todos os indivíduos têm potencial mediúnico, mas nem todos desenvolvem a habilidade em alto grau ao longo da vida terrena. Além disso, a mediunidade pode se manifestar de diversas formas: há médiuns sensitivos, clarividentes, clariaudientes, de cura, de incorporação etc.