A Instituição Espírita Joanna de Ângelis foi criada em 1975, em Japeri, no Estado do Rio de Janeiro, pelo casal Terezinha Oliveira e Luiz Barbosa e outros dedicados amigos espíritas da Congregação Francisco de Paula. O projeto teve como objetivo a criação de uma escola naquela região, a fim de que as crianças que ali residissem, pudessem ter auxílio educacional e humanitário. Dessa forma, a Escola Espírita Joanna de Ângelis tem como objetivo auxiliar crianças e jovens carentes na busca de seu aprimoramento moral e intelectual, através de ações preventivas promotoras do homem de bem.
A Instituição é formada também por seu outro Núcleo, que se encontra estabelecido em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, onde são realizadas palestras públicas semanais e grupos de estudos.
Conforme revelação feita pelo médium Divaldo Franco, em reunião realizada na unidade de Copacabana em 24 de outubro de 1976, os trabalhos de evangelização de jovens da Instituição seria realizada, à convite de Joanna de Ângelis, por intermédio de um Espírito de alta estirpe espiritual, Luiz de França (São Luiz), que muito contribuiu para o progresso da educação na França.