Sobre a Escola
A Escola Espírita Joanna de Ângelis (EEJA) foi fundada em Japeri, no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1980. Terezinha Oliveira e Luiz Barbosa, criadores e idealizadores deste projeto, tiveram como objetivo inserir a educação formal na comunidade, dando ênfase à questão ética e moral, com o objetivo de formar cidadãos e homens de bem. Atualmente estudam na EEJA 200 alunos em regime de horário integral, da Educação Infantil (níveis 1 e 2) ao 7º ano do Ensino Fundamental.
Além do ensino que segue o currículo escolar padrão, com as matérias ministradas em todas as escolas que atendem a crianças dessa faixa etária, são oferecidas diversas atividades extracurriculares, como aulas de música, artesanato, costura, esportes e cozinha experimental. Nessa região, que é formada em sua maioria por famílias carentes, a escola oferece três refeições diárias para seus alunos, ajudando-os a manterem-se saudáveis e dispostos ao aprendizado.
Há ainda as turmas de Evangelização Infantojuvenil, aos domingos, que são opcionais para os alunos da escola, além de serem estendidas para toda as crianças e jovens da comunidade. Para os adultos, há Estudo Doutrinário, oferecido aos sábados. Dessa forma, crianças, adolescentes e adultos que queiram estudar os ensinamentos da Doutrina Espírita, podem ter essa oportunidade se o desejarem, o que também contribui para a formação de cidadãos engajados em construir um planeta mais fraterno, solidário e sustentável.